quarta-feira, 11 de abril de 2012

Teologia da prosperidade e salvação!

Existiria maior sucesso do que a vida eterna?
Texto base: Colossenses 1: 15 aos 18.

Bens, dinheiro, fartura e vida sem dificuldades e livre de surpresas que venham nos desagradar, estar bem empregado, morando nas melhores casas e ter os melhores carros. Espere aí?! Será que estamos falando daquilo que o Evangelho nos propõe e promete em  sua essência, pelo exemplo de Cristo? Vou adentrar nesse assunto polêmico, mas que deve ser esclarecido à luz da Bíblia sagrada que é o fundamento da verdade.
Vamos falar um pouco de como a bíblia nos traz a verdade a respeito da vida dos “salvos” ou daqueles que querem ser “salvos”  e  sobre  a “teologia da prosperidade”, que não procede da verdade, pois Cristo é nosso exemplo e através dEle podemos ver e atestar, para isso é so ler a bíblia.
Espero que não me julguem, pois simplesmente quero compartilhar algo para que todos possam, incluindo a mim, colocar em prática e sermos ricamente abençoados e o mais importante “SALVOS”, que é o verdadeiro objetivo do evangelho e do fundamento da criação de Deus para nossas vidas.
Muito bem, sabemos que Deus reserva aos salvos a vida eterna sem dor e sem qualquer tipo de adversidade, a vida eterna junto a Ele glorificando e exaltando Seu nome, na maior paz e harmonia que não se consegue materializar pela leitura bíblica através de nossa mente, pois somos limitados e a grandeza de Deus é infinitamente maior do que qualquer tipo de imaginação ou projeção que podemos gerar e aí que desejo e vou focar o raciocínio lógico e contextualizado biblicamente.
Todos nós sabemos que Deus é o Dono da “prata e do ouro”, mas o plano de Deus para o gozo desta e de outras grandes bençãos que Ele nos dispõe não são para este mundo, mas sim para o gozo dos salvos na eternidade, mesmo porque, prosperidade e fartura de bens, assim como sossego, não são símbolos, nem atributos que atestam e mostram a nossa salvação ou comunhão com Deus, pois atributos materiais se distingüem da realidade espiritual que eu ou você possamos estar vivenciando. É claro que não podemos deixar de admitir, que a comunhão com Deus e o fator de nossa fé e determinação, nos traz possibilidades infinitas de crescermos financeiramente e ou em vários outros sentidos, pois temos na própria bíblia vários exemplos. Mais uma vez quero lembrar neste texto, que esse não é o verdadeiro propósito ou plano de Deus para nossa vida, que impreterivelmente e indescutivelmente é a salvação e o restante, Ele nos dá de boa graça e misericórdia. “Buscai primeiro o reino dos céus e Minha justiça e as demais coisas Eu vos acrescentarei”. E é agora que começamos verdadeiramente a explanar o assunto a ser esclarecido para nossa salvação e para alguns retornarem a verdadeira prática da palavra e comunhão com nosso Deus.
Teologia da prosperidade, onde temos contexto para esta bobagem pregada nos templos hoje em dia? A resposta você encontrará lendo os versos bíblicos, base deste texto, mas vamos nos ajudar com o texto abaixo para melhor esclarecimento.
Deus é Riquíssimo, foi Ele quem criou todas as coisas, os céus e a terra. Foi Ele que nos presenteou com a vida e a oportunidade de sermos salvos. Ele É o dono da “prata e do ouro”, assim como aqui já foi colocado. Vamos agora analisar, lembrando que estamos fazendo uma analogia, para esclarecer esta tal de “teologia da prosperidade” barata e sem fundamento bíblico, quando colocado em primeiro lugar em nossas vidas. Jesus Cristo, nos versos que servem de base para esse texto, É o primogênito e por Ele foram criadas todas as coisas, sendo que Ele nasceu em uma mangedoura, vindo de uma mulher de  família simples e pobre, financeiramente falando. A bíblia nos relata que devemos seguir e sermos “imitadores de Cristo”, ou seja, fazer e agir como Cristo agiu e age ainda entre nós, sendo humildes e não buscando riquezas terrestres, como tem-se visto por aí em vários templos. É bíblico, não sou eu quem está falando, é o próprio Deus. Agora vamos raciocinar, quantos bens materiais Jesus adquiriu ou quem sabe incitou a seus seguidores a adquirirem durante suas pregaçãoes, ou quantas vezes o próprio Jesus ensinou que temos que enriquecer financeiramente para ter isso como sinal de benção ou aprovação de Deus para sermos salvos? É... meus amados, estamos sendo verdadeiramente enganados e distorcendo a palavra de Deus e transformando a mesma em um comércio de bençãos, que com certeza é abominável para o Senhor. Talvez você esteja se perguntando, mas então tenho que ser miserável e não ter nada para ser salvo? Não meu amado, eu e você precisamos somente “amar a Deus sobre todas as coisas”, e amar a Deus é O deixar controlar e conduzir nossa vida, respeitando Seus mandamentos e Sua palavra, não manipulando ou tentando manipulá-lo o que é impossível, pois Deus tem prazer em nos abençoar e proporcionar uma vida farta e tranquila, para isto somente necessita Ser amado e glorificado, por tudo e por todos e por isso Ele nos concede o privilégio da Salvação, porém temos que ter consciência que não existe comunhão sem renúncia, sem porta estreita, sem preço, sem dedicação, sem jejum e sem oração... Está doendo? Lembramos que Deus “corrige aquele que ama”, podemos gemer agora, mas depois tenho certeza que iremos glorificar e exaltar o Nome do Senhor junto a Ele. Espero que esteja claro que Deus realmemte quer que tenhamos uma vida farta, mas antes temos que ser verdadeiros e ter uma convicção e uma certeza, que buscamos a Deus unicamente para nossa salvação, que é o que as escrituras sagradas propõem e nos ensina e as “demais coisas”, Deus de bom grado e graça nos dará na medida necessária e justa.
Creio que todos aprendemos com esta linda e maravilhosa palavra vinda do coração de Deus.
Oro que eu e você estejamos sempre direcionados e dedicados  ao verdadeiro propósito e sentido de um seguidor de Cristo, que é de sermos Salvos. Que mesmo em meio de dificuldades, tribulações e adversidades ou até em meio de grande fartura, jamais deixemos de adorá-Lo e que sempre em meio de tempestades, mesmo com erros ou acertos, nos rendemos ao poder e a maravilhosa ação do Espírito Santo, que tem liberdade em restaurar, corrigir e acrescentar tudo em nossa vida e em todas as áreas.
É como sempre digo comigo é sim, sim, não, não.
Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esperamos que a vontade so Senhor tenha sido exposta com clareza. Deus te abençôe grandiosamente.

Arquivo