segunda-feira, 11 de abril de 2011

Santidade e vida !


Texto base 2º Pedro 1:1-21 “RC”
"1 Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo: 2 graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor.
3 Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua glória e virtude, 4 pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que, pela concupiscência, há no mundo, 5e vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude, a ciência, 6e à ciência, a temperança, e à temperança, a paciência, e à paciência, a piedade, 7e à piedade, o amor fraternal, e ao amor fraternal, a caridade. 8 Porque, se em vós houver e aumentarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. 9 Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. 10 Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. 11 Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
12 Pelo que não deixarei de exortar-vos sempre acerca destas coisas, ainda que bem as saibais e estejais confirmados na presente verdade. 13 E tenho por justo, enquanto estiver neste tabernáculo, despertar-vos com admoestações, 14 sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, como também nosso Senhor Jesus Cristo já mo tem revelado. 15 Mas também eu procurarei, em toda a ocasião, que depois da minha morte tenhais lembrança destas coisas.
16 Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas, mas nós mesmos vimos a sua majestade, 17 porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido. 18 E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo. 19 E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração, 20 sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; 21 porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo".

Em Muitas ocasiões precisamos ser lembrados de coisas que já temos conhecimento. Pedro, o apóstolo escreveu sua segunda epístola com este propósito em mente, referindo-se ao seu corpo como "um tabernáculo," uma temporária e passageira morada e atrávez disso desejou lembrar seus leitores o valor e necessidade fundamnental do crescimento espiritual, pois havia previsto sua morte próxima. Ele começa a segunda epístola observando o explêndido e maravilhoso privilégio que aos cristãos fora dado. Através das maravilhosas e porque não dizer poderosas promessas que o Senhor  tem nos deixado como heraça, podemos tornar-nos participantes de Cristo, tendo nós eu e você a aportunidade de sermos santos como ele é santo, livres do mal e da  corrupção do pecado. Deus nos chama através da sua palavra  para participarmos  de sua própria glória e virtude (2º Pd 1:3; 2 Tessalonicenses 2:13-15). Através da revelação e entendimento somado ao Seu poder, Deus nos deixou tudo quanto necessário para uma vida espiritual plena  e santa (2º Pd 1:3).
Uma pergunta surge em minha mente relacionada as providências que o Senho nosso Deus tem tomado para abençoarnos: Qual seria a resposta certa de nossa parte quanto a tudo isso, pelas providências espirituais de Deus em nosso favor? O apóstolo Pedro menciona e observa que temos que nos empenhar e dedicar nosso ser com diligência para crecermos em carater, também chama nossa atenção para sete qualidades fundamentais que devemos acrescentar a nossa fé (2º Pd 1:5-7). Se assim acrecentarmos e vivermos frutificaremos e confirmaremos nossa eleição e chamado por Deus (2º Pd 1:8,10). Isso acaba nos dando um crescimento espiritual muito grande e garante com certeza a entrada no próprio céu (2º Pd 1:11).
O apóstolo Pedro testifica o ensinamento a respeito do poder e da vinda do Senhor nosso Deus não tem origem de alguma imaginação ou conto que sua mente haveria inventado, mas sim que fora participante visivel da majestade de Cristo (2º Pd 1:16). Ele tinha como lembrança o momento em que Jesus foi  transfigurado, acontecimento em que ele esteve presente para testemunhar a glória do Senhor (2º Pd 1:17; Mateus l7:1-8). Acrescentando o testemunho ocular dos apóstolos temos as profecias do Antigo Testamento que também afirmaram a soberania a glória e o poder do Senhor nosso Deus.
Tenha uma vida plena, seja participante e testemunha do agir de Deus priorizando sempre a santidade e o valor do Senhor nosso Deus em suas origens.
É como sempre digo sim, sim, não, não!
Deus nos abençôe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esperamos que a vontade so Senhor tenha sido exposta com clareza. Deus te abençôe grandiosamente.

Arquivo