terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O PECADO DO FAVORETISMO

Texto base: Tiago 2 – 9 aos 11

“Todavia, se estais cumprindo a lei real segundo a escritura: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem.

Mas se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo por isso condenados pela lei como transgressores.

Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos.

Porque o mesmo que disse: Não matarás. Ora, se não cometes adultério, mas és homicida, te hás tornado transgressor da lei.”

A paz do Senhor Jesus, amados e amadas.

Com certeza temos acompahado e vivenciado em diversas situações este pecado que por muitas vezes é ignorado por nós e pelos nossos pastores, lembrando que não existe pecadinho ou pecadão, mas sim o pecado como um todo, embora existam fatores agraventes quanto às consequencias dos mesmos.

Quero focar este pequeno, mas valoroso texto nos versos 9, 10, e 11, para que possamos entender e nos alimentar suficientemente de uma forma clara e ojetiva. Tiago nesta epístola (todo livro), tem como propósito ensinar o povo através da sabedoria de Deus, em perseverar mesmo nos momentos de dificuldade e nos versos acima citados vemos aqui um alerta sobre o tema abordado “O pecado do favoretismo”. Para chegar ao núcleo da mensagem quero lembrar alguns fatores que esta epístola nos traz, que são de extrema importância como fundamentação naquilo que quero transmitir.

·         Os cristãos devem receber a sabedoria do Senhor nosso Deus para permanecerem fiéis em meio aos sofrimentos e conflitos.
·         O fato de ouvir a Palavra de Deus deve nos levar a praticar a Palavra do nosso Sehor.
·         A fé salvadora revela-se na boa obra de cuidar das pessoas necessitadas.
·         A sabedoria divina ensina aos cristãos a amarem-se mutuamente.
·         A harmonia na comunidade cristã é de grande importância.

Estes fatores nos dão entendimento que a epístola nos traz ensinamentos e nos instrui a persistir na vontade de Deus sendo que temos que nos amar mutuamente sem distinção e acepção.
Tiago com certeza quando sita esta palavra não nega o claro ensinamento do Antigo e Novo Testamento de que alguns pecados têm consequencias maiores e outros menores
(Êx. 21-12 aos 14; Mt. 11-22; Mc. 3-29; I Jo 5-16)
Trazendo isso para hoje temos vivenciado em nossas igrejas (a igreja do povo de Deus), uma certa prática de favoretismo em relação a membros que tem muitas vezes uma situação financeira mais privelegiada, tem um dizimo mais gordinho e também ao contrário estes irmãos que tem este poder aquisitivo maior e um padrão de vida mais elevado fazem dos mais humildes e desprovidos uma espécie de peões onde são somente lembrados quando existem alguma tarefa para os mesmos ou quando precisam deles para alguma atividade e é por estes que manifesto hoje a preocupação do Senhor.
Reflita comigo, em nossa igreja temos irmãos e irmãs que caminham até 8 Km a pé para participarem do Círculo de oração e dos cultos.  Homens e mulheres de Deus de famílias humildes, que por mais que as dificuldades e as barreiras impostas pelo fator da distância e até da situação financeira, não deixam de participar e contribuir com ofertas e terem fidelidade de 100% em seus dízimos. Aí me pergunto: “Será que lá no céu, perante ao Senhor haverá um lugar privilegiado para aqueles que devolvem e contribuem com a obra com valores mais expressivos,  do que estes que fazem todo este esforço para poder alimentar-se na casa do Mantenedor das nossas vidas?” Com certeza não amados, lá teremos verdadeiramente igualdade, todos juntos todos com  um só objetivo, Adorar e bendizer o nome do nosso Senhor todo poderoso.
Concluindo esta mensagem deixo o alerta que o único fator que nos impede  e separa da comunhão do Senhor é o pecado e o favoretismo sendo pecado, então nos separa do Senhor e por fim da salvação, portanto “ame a teu próximo como a ti mesmo” e “não faça acepção de pessoas”. Somos todos herdeiros do trono de Deus e todos seremos julgados pelos mesmos critérios, ainda está em tempo de corrigir nossos erros. “Vigie na terra”.

   É como sempre digo Sim, sim, não, não.
   Deus nos abençôe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esperamos que a vontade so Senhor tenha sido exposta com clareza. Deus te abençôe grandiosamente.

Arquivo